sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mal Humor? Como anda seu intestino?


Bom, já postei como os probióticos fazem bem ao nosso intestino, agora vou pegar o bonde desse assunto pra falar como é importante o nosso intestino funcionar regularmente, confira:

Você já deve ter ouvido várias vezes o termo enfezado, dissemos que uma pessoa está enfezada quando ela está com mal humor, irritada, etc... Então saiba porque o nosso humor pode alterar se o nosso intestino não funcionar direito.

Os efeitos da prisão de ventre
Como qualquer coisa que acontece no nosso organismo, a prisão de ventre não é um desconforto isolado. Além da barriguinha estufada e do mau humor (já que enfezada quer mesmo dizer cheia de fezes), o intestino preso também é responsável por outros problemas, que afetam não só a sua beleza como o seu estado de espírito e a sua saúde. “Pode não parecer, mas o intestino é um órgão nobre. Pesquisas recentes demonstram que 90% da serotonina (aquela substância responsável pelo bem-estar) produzida por nosso organismo vem do intestino e 80% das nossas defesas imunológicas, também”, explica Tiago Almeida, médico especialista em colonterapia.

A maior parte das consequências da falta de funcionamento do intestino está ligada às toxinas que não são eliminadas devidamente e, portanto, permanecem no nosso organismo. O resultado pode ser inchaço, gases, enxaqueca, espinhas, alergia, celulite, fadiga e depressão.

http://boaforma.abril.com.br/comportamento/saude-mulher/acabecom-a-prisao-de-ventre-489489.shtml?pagina=1

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conheça os benefícios dos probióticos!


Um amigo ficou triste ao de descobrir através de exames que contraiu alergia à Lactose (açucar do Leite), ele teve que mudar uma boa parte do seu hábito alimentar, uma vez que muitos produtos são feitos com leite. Lendo a Revista Sendas (distribuidos gratuitamente nos Supermecados Sendas) soube que apesar de o iogurte ser um derivado do leite, assim como o queijo minas frescal, é bom, mesmo pra quem tem esse tipo de alergia. Resolvi refinar esta idéia apartir do site ProTeste. Confira:
Produtos Probióticos!
Presentes em iogurte ou leite fermentado, microrganismos estimulam o sistema imunológico e regulam o funcionamento do intestino.
Quem compra iogurtes e leite fermentado já deve ter ouvido falar que muitos deles contêm bactérias capazes de regular o intestino. Esses agentes são os probióticos, definidos como microrganismos vivos que beneficiam a saúde do organismo no qual estão presentes.
Além dos alimentos acima, você também pode encontrar os probióticos em pó ou cápsulas. Os principais benefícios desses microrganismos são:
Controle das bactérias no intestino
Redução dos microrganismos nocivos no intestino
Digestão da lactose em indivíduos intolerantes à substância
Estímulo ao sistema imunológico
Alívio da constipação
Aumento na absorção de minerais e produção de vitaminas.
Embora ainda não comprovados, outros efeitos atribuídos a essas substâncias são a diminuição do risco de câncer de cólon, de doença cardiovascular e do colesterol, bem como ação anti-hipertensiva.
Se é probiótico, tem que dizer o microrganismo ativo
Os produtos probióticos, como certos iogurtes e leites fermentados, devem trazer a seguinte mensagem em seu rótulo: “O <<>> probiótico contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
O iogurte e o leite fermentado probiótico são são, na verdade, feitos da mesma maneira. A diferença, além dos microrganismos utilizados na fabricação, é a consistência do alimento: os iogurtes têm maior consistência e os leites fermentados são líquidos.
Prebióticos são fibras
É comum também encontrar alimentos que se denominam probióticos. Estes são, na verdade, ricos em fibras alimentares. Entre outras vantagens, eles estimulam o crescimento das bactérias probióticas, fazendo um bem ainda maior a saúde de quem o consome.

Reflexão!


Às vezes, sentimos-nos cansados, sem forças de dar um passo a frente para almejarmos o que tanto queremos, mas quem disse que o preço que pagamos por nossos sonhos são baratos? Se eles não tivessem valor, literalmente não o teriam! Para podermos apreciar o sabor da vitória, temos que ousar na receita mesmo sendo empírica, pois a cada tentativa você poderá apreciar um novo sabor. Para o crescimento pessoal ou profissional, devemos concientizarmos de nossas faculdades, não ignorar nossos limites, mas participar sempre dos desafios!