quarta-feira, 25 de julho de 2012

A droga da Droga!



A campanha é da ONG Viva Rio, e vai recolher 1 milhão de assinaturas para apoiar o Projeto de Lei que será apresentado ao Congresso Nacional com o objetivo de tornar a legislação sobre drogas no país mais justa e eficaz. A principal proposta é diferenciar o traficante do usuário e criar uma legislação que possa atendê-los. O projeto quer ainda deslocar a questão das drogas da área da Segurança Pública para a Saúde e a Assistência Social e descriminalizar o consumo de drogas.

Está circulando nas redes sociais a foto acima com as seguintes indagações:
Ela deveria é cumprir pena por portar uma quantidade considerável de drogas. É justo ser assaltado por viciados desesperados?
É justo ver crianças e adolescentes se perderem no tráfico para que vocês possam manter seus vícios?
“Para que o mal prevaleça, basta que os bons não façam nada”

O tema é bem polêmico, mas o fato é que a sociedade em geral costuma atacar o sintoma e não a causa. Em antropologia, estudei o processo de favelização do Rio de Janeiro ao qual inicia-se no séc XIX, há registros em 4 de novembro de 1900 em que descreve a favela sendo o lugar infestado de vagabundos e criminosos, os excluídos socioculturais e sociais, e como proposta a solução do problema era o cerco policial.  Em resumo, os ricos queriam destruir a pobreza simplesmente exterminando os pobres. A segregação social só pioram as coisas. Ricos ou pobres, somos falhos, seja por depressão ou seja por exclusão social, alguns podem cair nesse mundo das drogas, não podemos julgá-los ou querer exterminá-los. Vamos sim lutar para que tenham clínicas de recuperação, não só química mas também recuperação do status de ser humano e não zumbis.

Ah, agora sim cabe a frase: “Para que o mal prevaleça, basta que os bons não façam nada”
só que agora com uma visão mais evoluida né?! Bj no coração de todos!