terça-feira, 21 de junho de 2011

Chá Cultural

Gente, com toda franqueza do mundo esse novo post é uma exigência do Curso de Informática Aplicada ao Turismo (Profª Denise Leão), do curso de Bacharelado em Turismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso ao qual estou cursando. Bem, depois da justificativa vamos a mais uma aventura, vou mostrar exatamente o passeio que fiz neste domingo dia 19/06/2011.
Fui ao Museu Carmem Miranda que fica na Av. Rui Barbosa, em frente ao número, 560 Bairro do Flamengo-RJ,  o interesse foi apreciar um concerto tocado pelos irmãos gêmeos Thadeu e Rafael Maia (Duo Maia), o espetáculo faz parte do projeto Música no Museu que oferece o espetáculo gratuitamente e tem o objetivo de desenvolver o interesse dos brasileiros por música clássica e erudita. Vou apresentar o programa:
Isaac Alberniz/ Cordoba
D. Scarlatti / Sonatas
L. 107
L. 65
L. 104

J.S Bach / BWV 814
Sarabande
Anglaise
Minuette
Gigue

Guinga / Senhorinha

M.C Tedesco
Preludio e fuga em Dó# Menor

Manuel De Falla / La Vie Breve

Sérgio Assad / Três Cenas Brasileiras

Depois do concerto, fui almoçar ali por perto, peguei o ônibus em direção a Pça XV, lá fui no Museu da Marinha, entrei em um barco, em um sub marino e num helicópitero, após com o ingresso comprado previamente pelo projeto carioquinha no qual paguei R$ 5,00, fui fazer um passeio de barco que nos levou até à Ilha Fiscal na Baia de Guanabara. Lá concheci a Srª Rosa, uma guia aposentada da Marinha mas que continua trabalhando com muita empolgação, ela nos conduzio até o palácio e explicou sobre a história do local, já ouviu falar do último baile imprerial? Então, foi lá que rolou a festa onde estava o Imperador D. Pedro II, a Princesa Isabel e os outros riquinhos da época na data de 09/11/1889 e 6 dias após a festa, era o marechal Deodoro da Fonseca com seu exército é que estava comemorando a festa do Brasil- no dia 15/11/1889 o Dia da Proclamação da República. É, simplesmente a Familia Real no dia 17/11/1889 teve que voltar pra sua terra natal.






Voltando do passeio de barco, ainda dei uma passada no Centro Cultural Banco do Brasil que fica logo ao lado na Rua 1º de Março 66- Centro- RJ, lá vi:
Mariko Mori – Oneness Mariko Mori – Oneness

Pela primeira vez no Brasil, uma mostra ampla e abrangente da artista japonesa contemporânea Mariko Mori
Até 10 de julho

Foto Rio 2011 Foto Rio 2011


Dentro da programação oficial do Foto Rio 2011, Eu me desdobro em muitos – a auto-representação na fotografia contemporânea apresenta, com fotografias e vídeos, um panorama geral da utilização do corpo do autor como instrumento e elemento catártico de sua própria expressão, indo além dos tradicionais auto-retratos
Até 10 de julho

Então é isso pessoal mais um dever cumprido, até nosso próximo encontro.

sábado, 18 de junho de 2011

Você é o que você faz!

NÃO SOMOS O QUE ACREDITAMOS SER, MAS AS NOSSAS AÇÕES QUE FOMENTAM O QUE VERDADEIRAMENTE SOMOS.

**** Em Breve uma discussão sobre o assunto *******

domingo, 12 de junho de 2011

HIV

Assim como eu, você já deve está cansado de ouvir sobre métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Pois bem, embora este assunto de prevenção tenha que ser sempre ressaltado, venho propor um outro assunto, uma reflexão a respeito especificamente do HIV.
 Na época de Cazuza e Renato Russo, o HIV era a doença mais temida por todos, por não haver cura e principalmente pela falta de informação. O medo do desconhecido causava pânico entre as pessoas, logo procuraram apontar os culpados, e ai vem o velho paradigma- a AIDS é a doença de gays ou marginais. Mas o tempo passou, as informações foram levadas até as escolas, lembro-me que ainda no primário na década de 1990, um agente da saúde foi dar uma palestra sobre DSTs - forma de contágio e o método de prevenção.
Hoje, sabemos que ainda não há cura para os enfermos do HIV, mas uma pessoa que é portadora do vírus pode ter uma vida normal e deve está integrada a sociedade, pois o apoio emocional contribui para a longevidade dos portadores.
Através das informações acima convido a todos, famílias, amigos e voluntários a repensar e a desmistificar o comportamento, às vezes, hipócrita da sociedade. Pois bem, sem mais rodeios, vou direto ao assunto analisando os dois lados da moeda:
1-Você que não tem HIV, namoraria alguém que tem?
2- Você que tem HIV, contaria ao parceiro que você é soro positivo antes de ir pra cama?

Certamente a maioria diria: Não.
Certamente o mesmo motivo: o Medo.

De um lado, o medo pelo contágio, do outro, o medo de ser rejeitado.
Agora vamos imaginar uma situação real- Aquele gato ou gata que você conheçeu na balada o papo foi bom e não pesou 2 vezes e partiu pro hotel, rolou muita química e o sexo foi ótimo, etc... faria sexo outras vezes porque afinal, está fazendo sexo seguro (com o uso da camisinha). Mas será que a história seria assim se o parceiro contasse antes de ir pro hotel que é portador do vírus? Acho que arrumaria uma forma de cair fora, inventaria qualquer desculpa para justificar o medo. Hipocrisia não é mesmo? Por que? Hora, se não fosse pelo medo você teria uma noite maravilhosa com aquela gata ou gato.
Reflita agora- Com quantas pessoas você já teve relação sexual? Agora imagine, que o seu parceiro também teve um número X de parceiros... agora pode elevar essa quantidade ao quadrado ou ao cubo...  pensando em estatística, é provável que você transou diretamente ou indiretamente com alguém portador do vírus HIV. Então, por que a hipocrisia e o medo?
Se ambas as partes fossem sinceras e não se escondessem atrás do medo e preconceito, teríamos uma sociedade mais transparente, conciente e mais responsável quanto ao sexo seguro.


O preconceito afasta, a informação aproxima.
Pense nisso!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

“Comer menos, vive menos. Comer demais, morre mais”


Alguns, absolutamente poderiam nesta frase observar o termo antagônico entre “comer menos” e “comer demais” referindo-se ao mesmo resultado- a morte. Não quero assustar ninguém com mais uma história de terror ou que vou falar do fim do mundo. Mas sim abordar sobre o consumo consciente, da importância do equilíbrio e da qualidade de vida.
Muitos, massacrados pelo marketing através das mídias, são seduzidos pela beleza surreal, do corpo sarado. Buscam através dos mais variados recursos o tão sonhado corpo perfeito. Homens, mas não exclusivamente homens, recorrem ao consumo de anabolizantes até mesmo de uso veterinário para exibir o corpo perfeito, o fato é que o “efeito bomba” é passageiro.... senão continuar ingerindo essas drogas o corpo pode voltar ao seu estado normal, mas apesar de o “efeito bomba” ser passageiro, as seqüelas, podem ser permanentes, seja um distúrbio de ereção, calvície, ginecomastia, entre tanto outros que não devo citar pois quero dar foco a outro aspecto. Já as mulheres, seduzidas pelo o “corpo Barbie” – fazem de tudo para manterem-se magras, tornando bulimias ou até mesmo anorexias.
O fato é que as pessoas, seduzidos pelo consumismo, estão morrendo mais depressa do que devieriam se mantessem a neutralidade no consumo. Já está sendo quase que comum ver na televisão, os danos irreparáveis por procedimentos mal sucedidos em clínicas de estética afetando à vaidade da mulher quando não se resulta ao óbito. Fica claro afirmar que - beleza artificial não é sinônimo de corpo saudável.
Para dar mais foco ao consumo consciente, chamo a atenção para o consumo exarcebado, a má alimentação e hábitos não saudáveis, tem de forma gradativa contribuido para o comprometimento da saúde e do bem-star, não só de forma individual, mas também coletiva, coletiva? Isso mesmo, pense que o seu humor pode influenciar pessoas, se você vive reclamando das coisas, é provável que você tenha poucos amigos, o mitvo? Ninguém gosta de ter ao lado uma pessoa que só vive reclamando da vida, se fazendo de vítima da sua própria visão do mundo. Se você vive sorrindo, é provável que você tenha muito mais amigos e sua qualidade de vida é bem melhor.
Mas voltando ao ponto principal, quero enfatizar que comer muito, mais do o que é necessário também é sinônimo de má alimentação, a exemplo do consumo exagerado de açúcar e do sódio, que além de causar gordura localizada pode também causar diabetes e hipertensão. Assim como o tabagismo e bebida alcoólica podem causar dependência química, causando transtornos psíquicos, como depressão, perda de valores, até a perda de vida envolvendo até a vida de outras pessoas que não tem nada haver com a sua atitude ou irresponsabilidade. Portanto, manter o equilíbrio é fundamental.Pense que sua vida não é só sua, ela faz parte de muitas pessoas ao seu redor. Tenha hábitos saudáveis para se ter longevidade. Consulte um nutricionista antes de pensar em qualquer dieta!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dica de Verão na Cidade Maravilhosa

Todos os residentes da Cidade Maravilhosa sabem que na época de verão a Cidade fica lotada de Turistas, é época de carvaval, termômetro chegando aos 40ºc, então a melhor forma de se refrescar é indo a praia, mas como disse anteriormente... a cidade está cheia e ir a praia pode não ser tão agradável, ainda mais pra quem não gosta de multidão, as praias ficam tão cheias que é dificil mesmo até de encontrar um bom local para ficar, além do serviço do barraqueiro que mal consegue atender a demanda fazendo você esperar por horas até que seja atendido. Bom, então a sugestão é fazer um passeio onde diante do calor prox aos 40ºc, é possivel se refrescar e ainda bater o queixo de frio!
Todos sabem que cachoeira sempre tem àgua gelada, se o lugar tiver bastante arbustos o clima fica ainda mais agradável. A sugestão para fugir do caos de praias lotadas e do sol forte... é ir a Cachoeira do Horto, o local é de fácil acesso, é necessário subir uma trilha, mas sem grande esforço, uma mãe de um amigo meu de mais de 50 anos de idade deu um show de disposição ao subiu sem reclamar, isso quer dizer que você pode além de convidar amigos, pode convidar até sua mãe. Onde fica? Logo atrás do Jardim Botânico, na subida do Alto da Boa Vista.
Há várias formas de se chegar lá mais diante do uso da Ferramente Google Maps, todos podem traçar o sua rota sem muita dificuldade por isso vou delimitar a forma de acesso, dando sugestão de como chegar através de ônibus. Antes de colocar os detalhes de como chegar, gostaria de apresentar uma foto que tirei assim que cheguei lá.
Gostou do Visual né? hehehe Acreditem, sai de lá batendo o queixo de frio, onde na cidade devia estar em torno de 36ºc. Bom então vamos agora aos detalhes de como chegar lá.
Onibus: Linha 409 Saens Pena- Jardim Botânico (Horto) Viação Saens Pena
Soltar no Ponto final, subir a rua no sentido Alto da Boa Vista, caminhar por aproximadamente 10 minutos, entrar no portão que dá acesso as cachoeiras, ao todo são 3 cachoeiras banhadas pela mesma água. Subir a trilha por aproximadamente 10 a 15 minutos para chegar a melhor cachoeira onde a queda d'agua é a melhor, na ocasião postei a foto em cima.
Recomendações: Lavar um repelente para os possíveis ataques de mosquitos.
Quanto Custa o passeio: Inteiramente grátis.
Pense na Sustentabilidade: Não mate nada se não for o tempo, não tire nada a não ser fotos, e não deixe nada a não ser pegadas.
Olá, meu blog ficou mortinho...há muito tempo que não alimento com informações novas, mas dessa vez farei um novo post, atendendo uma exigência da Disciplina de Informática Aplicada ao Turismo, isso mesmo, dei um tempo no Curso de ADM e estou estudando Turismo. A professora solicitou que façamos um blog/post voltado para a área de Turismo, já que tenho esse Blog vou aproveitar esse momento oportuno para dar uma atualizada. Bem, vou dar uma dica de verão para que deseja passar as férias na Cidade Maravilhosa. Há muitos passeios que são divertidos e bem econômico. Bom chega de enrolação e vamos ao trabalho!