sexta-feira, 10 de junho de 2011

“Comer menos, vive menos. Comer demais, morre mais”


Alguns, absolutamente poderiam nesta frase observar o termo antagônico entre “comer menos” e “comer demais” referindo-se ao mesmo resultado- a morte. Não quero assustar ninguém com mais uma história de terror ou que vou falar do fim do mundo. Mas sim abordar sobre o consumo consciente, da importância do equilíbrio e da qualidade de vida.
Muitos, massacrados pelo marketing através das mídias, são seduzidos pela beleza surreal, do corpo sarado. Buscam através dos mais variados recursos o tão sonhado corpo perfeito. Homens, mas não exclusivamente homens, recorrem ao consumo de anabolizantes até mesmo de uso veterinário para exibir o corpo perfeito, o fato é que o “efeito bomba” é passageiro.... senão continuar ingerindo essas drogas o corpo pode voltar ao seu estado normal, mas apesar de o “efeito bomba” ser passageiro, as seqüelas, podem ser permanentes, seja um distúrbio de ereção, calvície, ginecomastia, entre tanto outros que não devo citar pois quero dar foco a outro aspecto. Já as mulheres, seduzidas pelo o “corpo Barbie” – fazem de tudo para manterem-se magras, tornando bulimias ou até mesmo anorexias.
O fato é que as pessoas, seduzidos pelo consumismo, estão morrendo mais depressa do que devieriam se mantessem a neutralidade no consumo. Já está sendo quase que comum ver na televisão, os danos irreparáveis por procedimentos mal sucedidos em clínicas de estética afetando à vaidade da mulher quando não se resulta ao óbito. Fica claro afirmar que - beleza artificial não é sinônimo de corpo saudável.
Para dar mais foco ao consumo consciente, chamo a atenção para o consumo exarcebado, a má alimentação e hábitos não saudáveis, tem de forma gradativa contribuido para o comprometimento da saúde e do bem-star, não só de forma individual, mas também coletiva, coletiva? Isso mesmo, pense que o seu humor pode influenciar pessoas, se você vive reclamando das coisas, é provável que você tenha poucos amigos, o mitvo? Ninguém gosta de ter ao lado uma pessoa que só vive reclamando da vida, se fazendo de vítima da sua própria visão do mundo. Se você vive sorrindo, é provável que você tenha muito mais amigos e sua qualidade de vida é bem melhor.
Mas voltando ao ponto principal, quero enfatizar que comer muito, mais do o que é necessário também é sinônimo de má alimentação, a exemplo do consumo exagerado de açúcar e do sódio, que além de causar gordura localizada pode também causar diabetes e hipertensão. Assim como o tabagismo e bebida alcoólica podem causar dependência química, causando transtornos psíquicos, como depressão, perda de valores, até a perda de vida envolvendo até a vida de outras pessoas que não tem nada haver com a sua atitude ou irresponsabilidade. Portanto, manter o equilíbrio é fundamental.Pense que sua vida não é só sua, ela faz parte de muitas pessoas ao seu redor. Tenha hábitos saudáveis para se ter longevidade. Consulte um nutricionista antes de pensar em qualquer dieta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário