terça-feira, 6 de novembro de 2012

Naturismo, filosofia e arte!!!

Olá caro leitor, para falar de naturismo começo com a citação de Albert Einstein:

"Uma mente aberta a novas ideias jamais retorna ao seu tamanho natural".


No mundo contemporâneo e com o advento da internet, podemos ter acesso fácil a várias imagens de pessoas nuas, porém nem sempre o nu faz alusão ao profano e pode sim referir ao sagrado ou simplesmente ser visto como um objeto de arte ou filosofia de vida, tudo então vai depender de como você olha as coisas. Exemplo: Um homem andando com sunga é normal, mas se o mesmo andar de cueca, muitos vão ficar horrorizados, talvez ofendidos. Uma mulher com sutiã na praia é constrangedor, porém uma outra fazendo topless hoje já não é novidade.

Cheguei a conclusão que: Só nos assustamos e/ou ficamos ofendidos com o que nós não estamos acostumados a ver.

Bom, vamos desconstruir a imagens do nú sendo algo ilícito ou pornográfico? Vamos desmistificar. Vejamos:

O que é o naturismo?

A palavra naturismo provêm do francês naturisme, que é a doutrina filosófica que se baseia num modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente.


“"(…) esta prática do nudismo tem tido um enorme desenvolvimento na Europa e no mundo (…) vantagens para a saúde física e mental (…) liberta as mentalidades de complexos de moral sexual retrógradas e bloqueadoras (…) acentua a unidade rica e perfeita do corpo e do espírito" (…)”

Vídeo que fala da 1ª praia de nudismo no Brasil.



Nú, sagrado ou profano?

"Se fosse a vontade de Deus que nós vivêssemos nus, teríamos nascido assim." (Mark Twain).
Deus a Adão (com Eva): "Quem te mostrou que estava nu?" (Gênesis 3:11a)
Naturistas cristãos simplesmente entendem que o que o relato do Gênesis mostra é que Deus, em Sua eterna e perfeita santidade, criou o ser humano nu; e ao analisar Sua criação (o que inclui a nudez humana) declarou que tudo era "muito bom". Foi o ser humano, em seu estado de pecado, cheio de remorso, malícia e culpa quem "inventou" a vergonha do corpo e com ela a "necessidade" de cobri-lo.

Idade Antiga


Do século II até o final do IV, os romanos, sem excluir os cristãos banhavam-se comunalmente nus em banhos públicos, com homens e mulheres banhando-se juntos. Na Grécia antiga era comum a prática de esportes ocorrer sem nenhuma peça de roupa. Algum do sentido de pudor que hoje vemos disseminado na sociedade moderna foi essencialmente legado que as religiões nos deixaram ao longo dos tempos.




Hoje, em São Francisco, na Califórnia, a lei proíbe apenas “comportamento obsceno” e não a nudez pública. Eu particularmente aprecio o nudismo na forma de arte, por isso resolvi fazer uma foto nú artístico. Veja como é possível transformar o nu em arte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário